quarta-feira, 11 de julho de 2012

Minhas dicas para se dar bem no vestibular.


Oi gente, tudo bem? Hoje o post vai ser especial para vocês que ainda não passaram no vestibular e estão estudando muito (ou não) para passar. Vou contar sobre a minha experiência.
Eu tenho 19 anos e fui aprovada ano passado na UFBA em Medicina Veterinária, estudei em colégio público desde a 4ª série, ou seja não tive o que muita gente sortuda tem por aí: Uma boa preparação em colégio BOM! Terminei o ensino médio com 17 e com 18 resolvi que iria "meter as caras" e estudar pro vestibular. Primeira coisa que eu pensei: "O que eu vou fazer?" Então, sempre sonhei em ser veterinária desde pequena, mas tinha dúvidas (a gente sempre tem, afinal é o nosso futuro). Pesquisei muito sobre o curso e sobre outros cursos que também me interessava e vi que era ISSO ou mais nada rs. Então, anota aí, primeira coisa a fazer: Escolher o curso. Pronto. Depois de escolher o curso li algumas matérias de como se organizar para começar a estudar, afinal eu não lembrava de quase nada do ensino médio e tinha que começar do zero, fiquei desesperada, achando que ia ser um bicho de sete cabeças etc... Foi aí que li em algum blog e lembro de tudo até hoje (n conseguir mais achar esse blog) tinha as seguintes dicas:


Baixe provas dos anos anteriores e tente responde-las. Não conseguiu? Não se desespere, olhe a resposta certa e estude o assunto. Com o tempo você vai perceber que as provas sempre seguem um esquema, são sempre os mesmos assuntos, só que abrangendo outras situações. Por exemplo, na prova de Biologia da UFBA, percebi que a primeira questão sempre vai falar algo de Darwin relacionado a Origem da vida etc.


Você não precisa ter Q.I superior (Quociente de Inteligência) e sim Q.E (Quociente de Esperteza). Pra que estudar algo que você nem sonha que vai cair? Estude o necessário. Estude a prova e anote tudo o que você ver que SEMPRE cai :)


Monte um esquema de estudos. Marque horário e matéria que vai estudar.


Escreva em papel de ofício as fórmulas que você não pode esquecer, as regras de química, biologia, matemática... etc. Faça tudo bem colorido para você associar as cores aos assuntos e cole na parede, guarda-roupa, geladeira (Tô falando sério kkkk eu fiz isso).


Pesquise sobre vários assuntos de atualidades e discuta com seus amigos. É para discutir meeeeesmo, expor suas opiniões e ouvir as deles, dizer se concorda ou não e porque.


Faça resumo de todos os assuntos. Por exemplo, resuma a 1ª guerra mundial, depois faça o resumo do resumo, e assim por diante. Isso ajuda muito!


Finja ser um professor e dê aula a si mesmo. (Sério gente, eu fazia isso demais kkkkk).


Estude com música. Sim, isso mesmo. De preferencia as suas preferidas. Estudar tem que ser gostoso e com uma música que você gosta de fundo, fica bem mais interessante. Só não coloque muito alto, porque em vez de ajudar vai atrapalhar, claro.


Se alimente bem. Tenha um café da manhã reforçado e nunca deixe de comer porque está estudando e não pode parar, pode parar sim, se você tiver com muita fome tem que dar uma pausa. Não vai adiantar nada você estudar com fome. Eu fiz isso na segunda fase e não foi legal, passei mal etc... :/


10º DURMA. Durma bem. Não está conseguindo resolver algum problema de física ou matemática? Durma e quando acordar tente de novo. Estudos apontam que dormir depois de tentar resolver um problema é muito bom e ajuda a mente a trabalhar melhor naquilo.


Bom, acho que é "só" isso. Eu passei usando todas essas técnicas e não fiz cursinho o ano todo, comecei no meio do ano e era cursinho comunitário. Então tive que ralar muito para conseguir passar.


Um site que me ajudou bastante: http://www.mundovestibular.com.br/
Vídeo-aulas no youtube também é muito bom.






Boa Sorte :)

Beijos, Drika :3

2 comentários:

  1. Gostei das dicas, mesmo que esse não seja meu ano decisivo para fazer vestibular acho que deve-se estudar desde sempre. Vou seguir a 4ª,7ª e a 8ª dica, ainda não tinham pensado nisso. kk

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Se sinta a vontade para criticar, porém exijo respeito.
Se também tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.

PS. Não quero números de seguidores, nem números de comentários. Eu quero pessoas que gostem realmente do meu blog. Então se você está aqui só para ser mais um seguidor e para eu seguir de volta, desista.

Beijos e volte sempre! :)