quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Conheça os 3 Rs

Rá! Duvido que a maioria saiba do que eu estou falando, pois bem, alguns fazem e não se dão conta, outros não estão nem aí, mas vale a pena mostrar o que significa esse tal de 3 Rs que é nada mais nada menos que:


Maaaaaas, antes de praticar os 3 Rs que vão ajudá-lo no consumo sustentável, adote o R de REPENSAR. Verifique se o que você está comprando é necessário ou supérfluo, se é essencial para o seu bem estar ou se não passa de um impulso de compra. Com certeza muita gente se viu aí, inclusive eu, por isso cada vez mais eu vou mudando os meus costumes, por que não dá para mudar de uma hora para outra, é verdade, mas ter consciência do que está fazendo é de fato o mais importante.

"Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades" (ONU, 1991, Nosso Futuro Comum)  

Então, para que vocês entendam bem o que é cada um desse R aí, vejam como praticar:

REDUZIR:
Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Numa sociedade onde quase todas as embalagens são descartáveis, é preciso repensar nas diversas maneiras de se combater o desperdício. Adote estas dicas: 

.Procure sempre produtos mais duráveis;
.Compre apenas o suficiente para consumo, evite desperdício de produtos e alimentos; 
.Reforme e conserte os objetos, no lugar de substitui-los por outros;
.Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não são recicláveis.
.Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, passa o shampoo ou ensaboa a louça.
.Desligue a TV e apague a luz quando sair.
.Lance a moda de usar os dois lados do papel na hora de tirar fotocópias de documentos de grande volume.
.Use o verso de papéis impressos para fazer os seus rascunhos ou bloquinhos de recados.
.Use eco bags para ir ao mercado.
.Não jogue papéis, latinhas e bitucas de cigarro nas ruas, pois vão direto para os bueiros, causando entupimentos e enchentes. Os únicos responsáveis pela poluição das águas, mares, rios e lagos somos nós, a população. 

REUTILIZAR: 
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Veja alguns exemplos:

Doe o que ainda pode ser usado por outras pessoas, para brechós e instituições de caridade: roupas, sapatos, móveis, bijuterias, brinquedos, CDs, DVDs.

Livros escolares, romances, enciclopédias - Não jogue fora aquele livro que não quer ler mais. Doe para uma escola ou biblioteca pública. Tem muita gente que está procurando aquele livro que se encontra esquecido na sua estante.

Aproveite tudo o que puder dos alimentos, economizando também nas quantidades. Talos, cascas e folhas de frutas, verduras e legumes são altamente nutritivos e, com um pouco de criatividade, podem ser transformados em pratos saborosos.

Dê uma nova utilidade a algum objeto, como vidrinhos de extrato, maionese, garrafas pet...

RECICLAR: 
Se não deu para reduzir nem reutilizar, a melhor solução é enviar as embalagens pós-consumo para a reciclagem.

Você sabia que 60% do seu lixo são recicláveis, isto é, pode voltar ao seu ciclo de vida em forma de uma nova embalagem ou produto?
Garrafas de plástico, embalagens de produtos de limpeza e higiene, latinhas de ferro e alumínio, embalagens longa vida, jornais, revistas, folhetos, papéis e óleo vegetal usado podem ser encaminhados para as empresas recicladoras.
Ou então faça você mesmo sua própria reciclagem.

Agora, atenção! Observe a sequência lógica da filosofia dos 3 Rs: Primeiro reduzir, depois reutilizar e finalmente reciclar.
Então não aumente o consumo só para ter mais material para reutilizar e reciclar :) 


3 comentários:

  1. Gostei mt do teu blog. Será que nos podemos seguir?* =)

    ResponderExcluir
  2. Eu sei hoho
    Adorei o post, Muito bom! É muito bom ver que existe gente que se importa e pratica esses três, ou melhor, 4 R's. <3

    http://yanderekkoyo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Se sinta a vontade para criticar, porém exijo respeito.
Se também tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.

PS. Não quero números de seguidores, nem números de comentários. Eu quero pessoas que gostem realmente do meu blog. Então se você está aqui só para ser mais um seguidor e para eu seguir de volta, desista.

Beijos e volte sempre! :)