segunda-feira, 6 de maio de 2013

Conheçam o Projeto Tamar!



Um dos planos que eu tinha para as minhas férias era ir visitar o Projeto Tamar em Praia do Forte aqui na Bahia, já tinha ido quando criança ao de Arembepe. Os dias foram passando e Salvador e o Litoral Norte não paravam de chover, fiquei triste com a possibilidade de recomeçar as minhas aulas e acabar não indo lá, porém decidi semana passada que no próximo sábado, fizesse chuva ou sol eu iria mesmo assim. Resultado: Fez sol. E dos lindos!


Eu fui! E é claro que não poderia deixar de compartilhar a experiência aqui no blog. Vou começar falando um pouco sobre o que é o Projeto Tamar:


O Projeto Tamar é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, e da Fundação Pró-Tamar. Completou 33 anos de pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil - todas ameaçadas de extinção: cabeçuda (Caretta caretta), de pente (Eretmochelys imbricata), verde (Chelonia mydas), oliva 
(Lepidochelys olivacea) e de couro (Dermochelys coriacea). Criado em 1980, o Projeto é co-administrado pela Fundação Pró-Tamar, instituição privada sem fins lucrativos fundada em 1988 e considerada de Utilidade Pública Federal desde 1996. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países.O Tamar protege cerca de 1.100 quilômetros de praias, através de 23 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Logo quando cheguei em Praia do Forte tive a impressão de que todas as energias negativas estavam indo embora naquele exato momento. Que lugar lindo! Fui com a companhia de meu amor e a viagem não demorou tanto, já que moro "do lado", porém não parece. É aquela hora que você se surpreende em perceber que aquilo estava ali pertinho de você o tempo inteiro. 
A entrada foi R$ 8,00 (meia para estudantes) e eu paguei mais R$ 2,50 para visitar o Submarino Amarelo. O que é o Submarino Amarelo? É uma exposição única na America Latina com animais de grandes profundidades decorrente do projeto de pesquisa com anzóis circulares, a exposição apresenta animais vivos que habitam profundidades em torno de 500m. Ambiente adequado a vida destes animais, com ausência de luz e baixas temperaturas (16°C). Infelizmente não consegui tirar muitas fotos "boas" no submarino amarelo, pois além do ambiente ser muito frio, é também bastante escuro. Mas foi muito legal a experiência de estar bem perto de animais que vivem em grandes profundidades no mar, pois eles são altamente perigosos. Por que? Porque no fundo do mar não tem muitos animais, ou seja, tem que competir por comida, é guerra! hahhaha. O mais impressionantes dos bichos que vi lá foi o Peixe Bruxa, ele foi o que me deixou mais assustada. Se quiserem saber o porque deem uma pesquisada, não vou falar aqui para não ficar muito longo.


Vejam algumas fotos:

O mar e suas preciosidades

Respira fundo, vai.

Arraia mais linda, percebi que quanto maior a largura menor o rabo. Por que será?

Filhotinho nadando desajeitadamente. Coisa linda!

Eu esqueci o nome desse animal, quem souber pfvr me diz!
  
Tubarão Lixa. Ia tocar nele na hora da alimentação, porém quando chegou a minha vez ele resolveu que não estava mais com fome :(

Primeira vez q toco numa Pinaúna!

Imaginem o trabalho que deu para montar esse esqueleto?

Muito bom!

Barata do mar no Submarino Amarelo

Arraia dando um OI para mim, awwwwwn *-*

Meu amor e eu <3

Olha que vista...

Sou apaixonada por tartarugas.

Algumas informações básicas sobre as tartarugas.

Fim de tarde.


Essas foram algumas do turbilhão de fotos que tirei lá. Espero que tenham gostado. 
Conheçam o Projeto Tamar mais próximo de vocês, garanto que não irão se arrepender! É uma experiência maravilhosa. 


24 comentários:

  1. Lindas as fotos e lindo o projeto!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá :)

    Muito bacana o post. Fiquei assustada com aquele bicho que voc~e pegou na mão kkk.
    Amei o esqueleto de tartaruga... lindo de ver.

    Estou seguindo. Aguardo sua visita ^^

    Beijos =*

    http://www.girlsupimpa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seguir! Também estou te seguindo, demorei mas td bem, rs.
      Beijos

      Excluir
  3. quando era pequena amava o projeto Tamar haha, hj nem ouço falar dele tanto sim
    http://tipocoisadegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, hj em dia ta meio "desconhecido" mesmo, mas continua lindo!

      Excluir
  4. Super legal o projeto, e que fotos maravilhosas!
    Muito interessante a do esqueleto da tartaruga, e essa do fim de tarde? *-*

    ResponderExcluir
  5. aiii esse projeto é simplesmente fantastico, supre apoiado!

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, que lindo! Há um tempo atrás visitei a base de Guriri-ES. Também fiz um post sobre isso lá no blog, se quiser ver!! http://coisasdathy.blogspot.com.br/2013/02/projeto-tamar-guriries.html

    Beijos, Thy

    ResponderExcluir
  7. Que projeto incrível, e que lugar lindo ♥

    Seguindo :*

    http://www.chitafilo.com/

    ResponderExcluir
  8. amo/ sou fã do projeto Tamar amor!
    Lindas tartarugas!! *-*
    É um paraíso!!
    Beijos!

    Se seguir sigo de volta:

    http://pamlepletier.blogspot.com.br

    Se curtir curto de volta:
    https://www.facebook.com/BlogForeverYourself

    ResponderExcluir
  9. Eu já visitei esse projeto também e adorei. Sério, incrível mesmo. Muito lindo o trabalho, amo as tartarugas.
    Beijos,
    Acesse: http://theclassicblack.blogspot.com.br/
    Participe do grupo Opina Moda: http://www.facebook.com/groups/153406434841934/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito lindo lá, e afinal tbm é maravilhoso ficar perto desses seres *-*

      Excluir
  10. Enchi os olhos d'água vendo essas fotos. Essas coisas tão lindas, tão maravilhosas e o ser humano destruindo néh? isso me dá um aperto no coração. Local belíssimo, quem sabe um dia eu decida viajar para a Bahia, já que é pertinho(relativamente) do Ceará. Amei as fotos, amei conhecer blogueiras que apoiam causas nobres, que são apaixonadas pela natureza. Amei s2
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awnn, mas aí no Ceará não tem não? '-' Obrigada! Eu também adoro conhecer pessoas assim. É horrivel quando vc só ver blogueiras falando de comprar, comprar e comprar, moda, moda e moda... bla bla bla... rs

      Excluir
  11. Eu já fui aí duas vezes e não me esqueço o que meu primo fez, ele pegou um bichinho que tava em uma das piscinas e jogou com força de volta, o bicho soltou uma tinta azul que manchou todos os outros. Ficamos mortos de vergonha e com pena do bichinho. Lá é muito bom, dá vontade de não sair mais!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Super legal o projeto!
    Amei

    Abraços!

    shelikesrockn-roll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu já fui a esse Tamar, e fiquei encantada com cada coisa. Você tirou fotos naqueles ovinhos? eles são uma graça!!
    Tenho vontade de visitar sempre que vou à Praia do Forte.

    Beijos!!
    http://dama-louca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirei sim, kkkkkkk foto de praxe né? hauihsuias
      Beijos, vai lá po!

      Excluir
  14. Mais que legal, já tinha ouvido falar mais nunca fui ! Pelas fotos parece ser tudo muito bonito,e como você disse " que todas as energias negativas acabaram de sair quando você entrou la " acho que deve ser muito legal, as fotos ficaram lindas !
    Beijooos
    http://ohcherries.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, falei mesmo, iria novamente, só para desestressar novamente *-*

      Excluir

Obrigada pela visita.
Se sinta a vontade para criticar, porém exijo respeito.
Se também tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.

PS. Não quero números de seguidores, nem números de comentários. Eu quero pessoas que gostem realmente do meu blog. Então se você está aqui só para ser mais um seguidor e para eu seguir de volta, desista.

Beijos e volte sempre! :)