quinta-feira, 22 de novembro de 2012

12 animais "estranhos" de Madagascar

FELIZ DIA DO MÚSICO!

Oi gente! Vocês vão estranhar esse horário eu estar aqui, realmente, era para eu estar na minha linda cama dormindo, haha. Maaaaaaas a vida boa acabou e com ela foi a minha vida "noturna" também. A faculdade é de manhã e de tarde :/ 
Queria pedir desculpas e que vocês considerem que estou sem muito tempo "livre" para retribuir algumas visitas, digo algumas porque tem muitos blogs que eu sigo que são de textos e eu sempre leio, então esses está mais difícil mesmo eu ~parar~ para ler, mas prometo que eu vou tentar alguns dias. 
Bom, hoje queria fazer um post sobre o mundo animal, até porque estou bem inspirada já que já começaram as minhas aulas e para quem não sabe eu pretendo ser veterinária :)

Tem gente que acha que Madagascar é uma ilha solitária ao largo da costa leste da África, mas não poderia ser mais o contrário: ela está borbulhando em vida. De acordo com a Sociedade para Conservação da Vida Selvagem, Madagascar é o habitat de mais de 90 espécies de lêmures, 283 espécies de aves, 12.000 espécies de plantas vasculares, mais de 300 espécies de anfíbios, 346 espécies de répteis e 30 espécies de morcegos. Essa lista não faz jus ao seu enorme ambiente, mas vale a pena conhecer alguns poucos de seus personagens carismáticos. Confira:


1 – FOSSA
A fossa parece um felino, mas esse mamífero carnívoro é na verdade parente dos mangustos, e é endêmico de Madagascar. A fossa é o maior carnívoro mamífero da ilha e tem sido comparado a um puma pequeno. Os adultos têm um comprimento de 70 a 80 centímetros e pesam entre 5,5 a 8,6 quilos.
2 – LAGARTIXA ESQUISITA
Uroplatus fimbriatus é endêmico das florestas tropicais de Madagascar, e pode atingir um comprimento de 30 centímetros. A lagartixa usa sua cauda plana para armazenar água, e como não tem pálpebras, a criatura confia em sua língua para remover poeira do olho.
3 – LÊMURE DANÇANTE
O sifaca-de-Verreaux (Propithecus verreauxi), como esse dançando na Reserva Natural de Berenty, ao sul de Madagascar, tem coloração distinta, com pele branca e uma pitada de amarelo que contrastam com sua face preta sem pelo.


4 – RATO-LEMURIANO
O rato-lemuriano (Microcebus murinus), que é endêmico de Madagascar, fotografado acima no Parque Nacional Ranomafana, em Madagascar, é um dos menores primatas do mundo, com um comprimento de corpo de apenas 12 a 14 centímetros e um comprimento de cauda de 13 a 14,5 centímetros. Seus dentes longos e finos servem como um pente usado para fazer carinho.
5 – LÊMURE VERMELHO
Este lêmure avermelhado é encontrado somente nas florestas de Masoala, no nordeste da ilha. É um dos maiores primatas de Madagascar, com um comprimento de corpo de 53 centímetros, um comprimento de cauda de 60 centímetros e um peso de até 4 quilos.
6 – GORGULHO GIRAFA
O gorgulho girafa (Giraffa Trachelophorus) é um gorgulho endêmico de Madagascar. Seu nome deriva (obviamente) de seu pescoço estendido, muito parecido com o da girafa comum. O pescoço é uma adaptação que auxilia o inseto na construção de ninhos e em disputas.
7 – NOVO LÊMURE
Os cientistas relataram em 2010 a descoberta desse lêmure do tamanho de um esquilo em Madagascar. A nova criatura não tem um nome de espécie ainda, mas é do gêneroPhaner. Esses lêmures têm linhas pretas em forma de Y que começam acima de cada olho e juntam-se no topo da cabeça. A espécie de língua longa tem um movimento de cabeça único.
8 – CAMALEÃO ESPECIAL
Esta espécie de camaleão, Calumma tsaratananensis, vive apenas no cume do maciço de Tsaratanana, uma região montanhosa de Madagascar.
9 – LAGARTIXA SATÂNICA
Uroplatus phantasticus é o menor dsas 12 espécies de lagartixas com cauda de aparência bizarra de folha. A criatura noturna tem camuflagem extremamente enigmática para que possa se esconder nas florestas. Este grupo de lagartixas só é encontrado em florestas primárias, não perturbadas, e suas populações são muito sensíveis à destruição do habitat. Espécies grandes de Uroplatus têm mais dentes do que quaisquer outras espécies de vertebrados terrestres vivos.
10 – MENOR CAMALEÃO DO MUNDO
O menor camaleão do mundo, Brookesia micra, foi descoberto em uma pequena ilha ao largo de Madagascar em fevereiro de 2012. Os machos adultos da espécie crescem apenas 16 milímetros, tornando-os um dos menores vertebrados já encontrados na Terra.
11 – TARTARUGAS AMEAÇADAS
Apesar da proibição, as tartarugas de Madagascar ainda são capturadas, como essa tartaruga verde que vive em uma ilha ao largo de Madagascar.
12 – LAGARTIXA DENTUÇA
Esse lagarto de cauda de folha lambe os beiços! Os nativos de Madagascar têm mais dentes do que qualquer outro vertebrado terrestre.[LiveScience]


Me digam o que acharam, não é o máximo?
Beijos, Drika :3

4 comentários:

  1. Que legal nem sabia disso, estou seguindo lindo blog se puder me seguir obrigada...


    http://www.omundomake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse seu post, sério! Caramba, viajei aqui, adoro essas coisas exóticas. Fiquei até com medo dessa lagartixa satânica sair da tela do pc e pular em cima de mim, rs. O lêmure dançante é um fofo, a cor desse camaleão especial é lindíssima, sou apaixonada por verde! Se eu encontrasse o menor camaleão do mundo, ia querer levar pra casa *-*
    E tartarugas nem falo, são meus animais preferidos. Lindo demais!
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, adoreeeeei, animais esquisitos, mas legais!


    http://oxentepreta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa o.o , ele são muito estranhos mesmo mais é legal saber sobre eles - amei

    http://a-penas-ana.blogspot.com.br/2012/11/campanha-de-natal-faca-uma-blogueiroa.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Se sinta a vontade para criticar, porém exijo respeito.
Se também tiver um blog, deixe o link para que eu possa retribuir a visita.

PS. Não quero números de seguidores, nem números de comentários. Eu quero pessoas que gostem realmente do meu blog. Então se você está aqui só para ser mais um seguidor e para eu seguir de volta, desista.

Beijos e volte sempre! :)